08/07/2017
Projeto Ensino - Ler e Escrever Artigo Científico

Local: Auditório da COOPANEST-BA, Av. Anita Garibaldi, 1.815, bloco B, Ondina

Informações: 71 3247-4333

Programação:

1. Aula inaugural em torno de 2 horas de duração com o seguinte título “Como Ler e Escrever um Artigo Científico”. Nesta aula será ensinado como devemos Ler e posteriormente Escrever um artigo científico, obedecendo à ordem de trás para frente como proposta por Magnussum em 1966 e defendida pelo Prof. Gilson Volpato, em seus cursos. Porém, como hoje há exigência de registro de todas as pesquisas realizadas no Brasil na Plataforma Brasil, será usada a ordem baseada no Projeto aprovado na Plataforma Brasil, já que o projeto contém:

Introdução

Revisão da literatura

Objetivos primários e secundários

Métodos

Referências bibliográficas (ABNT)

Orçamento

Termo de consentimento livre e esclarecido

Registro Plataforma Brasil (CAEE)

Aprovação pelo CEP-CONEP (número)

No segundo sistema (baseado no registro do Projeto na Plataforma Brasil) o aluno só terá de colher os dados proposto em Método, apresentar os Resultados, discutir com as Referências citadas, fazer a Conclusão, redigir o Resumo (Summary) e finalmente transformar as Referências para o sistema Vancouver. E, finalmente encaminhar para publicação em qualquer revista Nacional ou Estrangeira.

2. Após a aula inaugural, serão avaliados 4-8 Artigos Científicos, previamente enviados a todos os Residentes (MEs1, MEs2, Mes3) para lerem e se inteirarem dos artigos.

3. Dos artigos enviados, será indicado previamente, pelo Chefe do Serviço/CET onde será realizado o curso, ou no caso de uma regional pelo/a Diretor/a científico/a um artigo por aluno do 2o ano de residência (ME 2), que em 10 minutos avaliará e explicará o artigo em PowerPoint. Número máximo de artigo para o curso será de oito

(8 artigos científicos)

4. Posteriormente à apresentação será escolhido por sorteio outro aluno do 3o ano de residência (ME 3), que comentará a avaliação do aluno (ME 2) e do artigo apresentado. Este aluno terá 5 minutos para criticar a apresentação e comentar os acertos e erros. O aluno deverá criticar também a feitura dos diapositivos (PowerPoint) do apresentador.

Desta forma, como o aluno que fará a crítica será conhecido por sorteio na hora da aula, todos os alunos devem estudar o artigo.

5. Finalmente, em 5 minutos o Coordenador do Curso, explicará os erros e acertos de cada avaliação e a feitura dos diapositivos para a apresentação.

6. Assim cada apresentação levará 20 minutos, perfazendo 3 artigos por hora e como serão distribuídos de 6 a 8 artigos, a discussão será de 2 a 3 horas.

7. Os residentes do 1o ano (ME 1) somente assistirão o curso e desta forma, se houver interesse, a cada ano poderá ser repetido o curso e desta forma aumentar a Produção Científica do CET/SBA.

DURAÇÃO DO CURSO

O curso durará 6 horas, começando as 8 h da manhã e terminando às 14 h. Após a apresentação da avaliação de cada artigo pelo aluno e criticas dos acertos e erros por outro aluno e finalizada por mim, poderemos permanecer algum tempo discutindo toda a feitura de um artigo científico do registro na Plataforma Brasil até o envio para a qualquer revista.

O Coordenador do Curso se comprometerá a avaliar a feitura do Projeto de Pesquisa para ser encaminhado à Plataforma Brasil e posteriormente ajudará na feitura do artigo científico.


ver todos os eventos